Sabetai Calderoni

FORMAÇÃO

Doutor em Ciências pela USP; Bacharelados em Economia e em Direito, ambos pela USP; Urbanista pós-graduado pela Universidade de Edimburgo, UK; Curso de especialização no Institute of World Affairs, USA.

 

DOCÊNCIA

Atividades docentes em cursos de graduação e pós-graduação, nas áreas de Economia (Macroeconomia e Microeconomia); Meio Ambiente (Gestão Ambiental); e Marketing (Marketing Internacional) - USP, ESPM, UNITAU, FAC. Tancredo Neves. Participação em bancas examinadoras de doutorado e mestrado na USP, UFRJ, UnB, UBA, UFSC, UFMA. 

 

POSIÇÃO ATUAL

Coordenador Geral do ESG 360º na Prática; Presidente e CEO da Casasol Energia Solar; do Instituto Brasil Ambiente; do IBRADES - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável; do ICTR – Inst. de Ciência e Tecnologia em Resíduos e Desenvolvimento Sustentável; e da Brasil Produções. Implanta projetos de energia elétrica solar nas regiões SE, NE e C-O. 

 

CONSULTORIA 

Consultor da Organização das Nações Unidas (Política Ambiental para América Latina e Caribe); do Banco Mundial (Plano de Implantação do Polo Integrado de Reciclagem (PIR) do Distrito Federal); e da União Europeia (Plano de Redução da Pegada de Carbono); de órgãos públicos e organizações privadas como PETROBRAS, Eletrobras, Anfavea, Valesul Alumínio, General Electric, ABAP, Carbocloro, Ministérios e Secretarias estaduais de Meio Ambiente. Vencedor de concurso nacional da Eletronorte para estudos socioambientais da hidrelétrica de Balbina, AM.

 

CERTIFICADOR PERANTE A ANEEL

Certificador de companhias de distribuição de energia elétrica do Nordeste, Norte e Sudeste em projetos de eficiência energética perante a Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica com metodologia que desenvolveu e foi adotada pela ANEEL através da Resolução 830/2018.

 

PROJETO DE CIDADE SUSTENTÁVEL

Responsável pela elaboração do Projeto de Cidade Sustentável de Alcântara, MA, base de lançamento de satélites, pelo Ministério da Defesa, CLA e Min. da Aeronáutica. Trabalho premiado pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

 

PROJETOS ARQUITETÔNICOS

Autor de projetos arquitetônicos sustentáveis de residências (SP e SE), escritórios (SP) e apartamentos (SP). Autor da concepção arquitetônica da Central de Reciclagem no projeto de Cidade Sustentável de Alcântara, MA.

 

FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS

Participação nos debates e na elaboração da Política Nacional de Resíduos Sólidos na Câmara dos Deputados e Senado Federal; na Assembleia Legislativa, da Política de Resíduos Sólidos do Estado de São Paulo, bem como Assembleias Legislativas e Câmaras municipais de Estados e Municípios; elaboração de Planos Municipais de Saneamento Básico.

 

NEGOCIAÇÕES COLETIVAS

Responsável pela negociação da Eletrobras em conflitos com comunidades atingidas pela implantação de hidrelétricas. Responsável pela negociação da Valesul Alumínio com o Governo Estadual para evitar a implantação de Aterro Sanitário em local inadequado.  

 

MOBILIZAÇÃO SOCIAL EM PROJETOS AMBIENTAIS

Mobilização social em projetos de revegetação de um único dia em Barueri, SP (10 mil árvores); Itu,SP (15 mil árvores); e Fortaleza, CE (65 mil árvores) com premiação internacional Guines.

 

PARTICIPAÇÃO EM CONSELHOS

Membro do Conselho Superior de Meio Ambiente da FIESP. Foi também membro dos Conselhos de Administração da CETESB e da Fundação Faria Lima (ex-CEPAM).

 

PUBLICAÇÕES

Autor de numerosas publicações, em livros, inclusive com indicadores de desempenho econômico e social dos municípios paulistas e do livro “Os Bilhões Perdidos no Lixo” (4ª edição); artigos em jornais e revistas.

 

ADVOCACIA

Advogado com atuação nas áreas de Direito Ambiental; Societário; e do Consumidor.

 

COMPOSITOR E PRODUTOR MUSICAL

Autor de 83 composições musicais, em 5 Álbuns, MPB, música orquestral, canções para crianças, trilha musical em documentário. Produtor de espetáculos musicais, no Brasil (Sala São Paulo, SESC, Auditório Ibirapuera, Teatro Nacional - Brasília) e no exterior, nos EUA (Carnegie Hall, Nova York), Chile, Israel, Ucrânia. Prêmio de Melhor Espetáculo Musical 2015 Folha de São Paulo.

 

VIAGENS INTERNACIONAIS

Visitas de trabalho, estudo, observação e turismo a 110 cidades de 43 países nos 5 continentes.

 

PRESENÇA NA MÍDIA E EM PALESTRAS

Presença constante na mídia impressa, TV (vide YouTube) e Rádio em entrevistas e em centenas de palestras em 21 Estados e no exterior, junto a empresas, ONGs e órgãos públicos, inclusive na sede da ONU em NY.